Resenha - O sobrinho do mago

Primeiro livro ( na ordem cronológica ) das Crônicas de Nárnia.

Livro: O sobrinho do mago
Autor: C.S. Lewis
N° de páginas: 184
Editora: Martins Fontes
Faixa etária: 8 - 10
Nota: 4/5

Sinopse:  "A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais."

O que dizer sobre o livro ? Apesar de ser uma história para criança, tem muito significado, alguns referentes à Bíblia, como uma bíblia para crianças. Talvez uma criança não entenda os significados desse maravilhoso livro, algumas coisas só podem ser reparadas por uma mente mais madura e um olho observador, mas vamos à história.
Digory é vizinho de Polly, sua melhor amiga, e tem um tio chamado André. Digory e Polly descobrem uma espécie de túnel que passa por de baixo das casas da rua e tem uma entrada para elas, uma dessas entradas leva à casa do próprio Digory, à um cômodo do quarto do tio na qual é proibido entrar, quando descobrem a passagem, não resistem à curiosidade e se encontram no aposento de tio André, que perssuadiu Polly a tocar em um dos seus anéis mágicos ( que de acordo com ele foi feito a partir de um pó vindo de uma terra mágica dado por sua fada madrinha ), fazendo-a ir à um ponto entre o Outro Mundo e seu próprio mundo, Digory, preocupado com a amiga parte também, com a informação de que um anel os transporta para o Outro Mundo e o outro os leva de volta para casa. Chegando lá, se encontra numa espécie de bosque cheio de pequenas poças de aguá, e ele e Polly resolvem tentar pular em uma delas, e acabam indo para um mundo diferente, onde despertam a Feiticeira Branca, que manda-os levá-la onde ela bem quiser, e Digory aceita, apesar de uma Polly relutante. Eles voltam ao bosque encantado e tentam voltar para a casa, mas a feiticeira acaba indo junto, e tenta governar o mundo dos humanos, Digory e Polly fazem de tudo para levá-la de volta ao bosque, mas acabam indo junto um colcheiro e seu cavalo, e também o tio André. Chegando ao bosque pulam em uma poça desconhecida e todos são levados ao mundo do Nada, onde uma voz linda começa a cantar criando um novo mundo, eles descobrem que a voz vem de um leão chamado Aslam que chamou sua nova terra de Nárnia e deu aos animais a capacidade de falar e às árvores a capacidade de dançar, porém Digory trouxe a Feiticeira Branca para o mundo e acaba tendo a missão de acabar com o mal que ela trouxe para a terra, tendo de roubar uma maçã de uma árvore e levá-la  a Aslam, que a planta, e por ter sido com boas intenções, a árvore que ali cresceu se tornou do bem. A maçã tinha o poder da cura e Digory pede uma para levar à sua mãe doente, e Aslam aceita. Então Polly e Digory partem para seu mundo, deixando lá tio André que havia se transformado em árvore, e deixando também o colcheiro e seu cavalo ( que virou um cavalo alado, graças à Aslam ), e graças à Aslam, a mulher do colcheiro também vai à Nárnia, onde fica com seu marido para se tornarem os primeiros Rei e Rainha de Nárnia. Chegando em casa Digory pega os áneis e os planta junto com a semente da maçã que sua mãe comeu e ficou curada. Quando Digory já é um senhor e a árvore que um dia teve as maçãs mais bonitas de todas está caindo, ele decide aproveitar a madeira, transformando-a em um ármario.

Foi isso gente, espero que tenham gostado =D
Bjs e até a próxima

Maria Clara

3 comentários:

  1. Leila vc e a Maria Clara estão botando pra quebrar mesmo heim...parabéns por ter educado uma leitora.
    Bjks

    ResponderExcluir
  2. esse é um clássico! falam muito bem dele!
    admirada com o interesse por livros nesse tempo! Parabéns........... o blog é ótimo! bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luciana! Sempre gostei de ler, eu e minha mãe! Mas realmente, hoje em dia é difícil achar quem goste!
      Bjs

      Maria Clara

      Excluir