Projeto Lendo Clássicos, Livros/Autores premiados e obras estrangeiras de importância



Oláaaa

Nossa, que nome de projeto enormeee, kkk. Bom minha gente, quem viu o vídeo-resenha de O sol é para todos viu que eu ando meio cansadinha de ler esses romances/livros água com açúcar e tals, e estou sentindo falta de leituras mais densas. Assim sendo resolvi resgatar o meu hábito de antigamente de ler mais clássicos e obras reconhecidas, aqueles livros que às vezes precisamos de um estudo mais aprofundando para entendê-los, materiais de apoio e etc.

O projeto será dividido em obras estrangeiras (assunto desse post) e também em obras da língua portuguesa (farei outro post falando sobre esse também). Então vamos lá..."mas Leila você só lerá clássicos e livros premiados tipo Nobel, Pullitzer, Man Booker Prize ou similares?"..não, também lerei os contemporâneos que tenho aos milhares aqui em casa, porém priorizarei esses projetos e intercalarei esses outros (água com açúcar).

Acho que tudo na vida tem as suas fases...eu iniciei a minha vida de leitora lendo os clássicos, foram importantes para a minha formação de leitora, depois descobri os Sidneys Sheldon e Janets Dailey da vida e tomei outro rumo, lendo então bem menos clássicos e obras densas. Porém apesar de ainda ter alguns autores desse tipo de livros que gosto muito, confesso que cansei um pouco da mesmice dessas leituras, portanto a ideia do projeto.

Vou considerar já os livros lidos desde lá antigamente, rs e pelas minhas anotações (sempre fui uma pessoa de listas) li uma média de 40 livros assim, dessa proposta.

Vou relacioná-los aqui para quem se interessar e alguns pretendo reler para resenhar para vocês e revisitar as histórias com o meu olhar mais crítico de hoje. Mas vamos com calma que esse é um projeto para a vida toda...

Relação dos livros já lidos (de acordo com as listinhas encontradas, posso ter esquecidos alguns):

1- Vinte mil léguas submarinas - Julio Verne
2- Viagem ao centro da terra - Julio Verne
3- Este lado da vida - Herman Hesse
4- A guerra dos cem anos - tradução de Sergio D. T. Macedo
5- Pássaros feridos - Colleen McCullough
6- A cor púrpura - Alice Walker
7- Cem anos de solidão - Gabriel Garcia Marquez
8- A casa dos espíritos - Isabel Allende
9- Do amor e outros demônios - Gabriel Garcia Marquez
10- O enterro do diabo - Gabriel Garcia Marquez
11- A dama das camélias - Alexandre Dumas Filho
12- O conde de Monte Cristo - Alexandre Dumas Filho
13- O príncipe feliz e outros contos - Oscar Wilde
14- O nome da rosa - Humberto Eco
15- Ana Karênina - Liev Tolstói
16- O carteiro e o poeta - Antonio Skármeta
17- Orgulho e preconceito - Jane Austen
18- A Abadia de Northanger - Jane Austen
19- O morro dos ventos uivantes - Emily Brontë
20- A letra escarlate - Nathaniel Hawthorne
21- A mulher do tenente francês - John Fowles
22- Moll Flanders - Daniel Defoe
23- Amor em São Petersburgo - Heinz G. Konsalik
24- O diário de Anne Frank - Anne Frank
25- O amante - Marguerite Duras
26- O sol é para todos - Harper Lee ( resenha aqui )
27-  Ao farol - Virginia Woolf
28- Jane Eyre - Charlotte Brontë
29- Grandes esperanças - Charles Dickens
30- A pérola - John Steinbeck
31- As cabeças trocadas - Thomas Mann ( conversinha aqui )
32- O amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence
33- Um conto de duas cidades - Charles Dickens ( conversinha aqui )
34- Crime e castigo - Fiódor Dostoiévsky ( conversinha aqui )
35- A rua das ilusões perdidas - John Steinbeck ( conversinha aqui )
36- O pequeno príncipe - Antoine de Saint-Exupéry (conversinha aqui)
37- A sangue frio - Truman Capote ( conversinha aqui)
38- Emma - Jane Austen
39- Amor de perdição - Camilo Castello Branco
40- O conto da ilha desconhecida - José Saramago
41- A bagagem do viajante - José Saramago
42- Cadernos de Lanzarote - José Saramago
43- Memorial do convento - José Saramago
44- O primo Basílio - Eça de Queiroz
45- O crime do Padre Amaro - Eça de Queiroz

Provavelmente deve ter mais algum perdido por aí, mas também tenho muitos outros por ler e que venha o resto da minha vida para ler tudo o que quero. É como eu sempre digo, morrerei e não terei lido tudo o que quis nessa vida.

Bom, é isso por hoje pessoal, comentem se vocês já leram alguns desses livros, recomendem outros que possam vir a fazer parte do meu projeto!

beijosss

<3

0 comentários:

Postar um comentário